contato@editoraviva.com.br (35) 9 8723-4956

Março, Mês das Mulheres

A trajetória de sucesso das mulheres de São Lourenço

por Leonardo Ortiz, em 05/03/2022

Foto Principal O dia internacional da mulher, 08 de março, se tornou um marco na luta pela igualdade de direitos das mulheres. E é fácil perceber como a cada dia se torna mais visível a influência e importância da presença cada vez mais ativa delas na sociedade e no mercado de trabalho, com uma visão de mundo e de negócios muito diferente dos homens.

Nada mais justo, afinal as mulheres merecem cada conquista alcançada e ainda há muito chão pela frente. Pensando nisso, a Editora Viva presta uma homenagem a um grupo de mulheres empreendedoras e de sucesso de São Lourenço, cada uma contando sua trajetória e desafios de chegar ao topo na condição de mulher. São muitas histórias de luta e verdadeiras lições de vida, que enaltecem a importância das mulheres, e não só nos negócios, uma vez que elas tem que conciliar a vida profissional com a maternidade e as tarefas domésticas.

Café da Mara



Uma das empresárias mais conhecidas e carismáticas de São Lourenço, Mara Isabel Telles Poeta, ou simplesmente Mara do Café, é uma mulher determinada e empreendedora que abriu o primeiro café da cidade, em 1997. E como todo empreendimento, teve um começo de muito aprendizado até se consolidar como o famoso Café da Mara, um dos lugares mais visitados de São Lourenço, tanto por moradores como turistas.

Simpática e articulada, Mara faz questão de receber e conversar com os seus clientes, sempre chamando a todos pelo nome, o que mostra todo o seu apreço e respeito pelas pessoas que a cercam e a ajudaram em sua trajetória. Ela conta que quando abriu o café, teve a ideia de abrir junto com uma copiadora, que naquele tempo era um serviço muito limitado na cidade, e foi a primeira a ter uma máquina de cópias coloridas. Porém, com a grande enchente do ano 2000, ela teve que recomeçar praticamente do zero e optou por abandonar a ideia da copiadora para focar somente na cafeteria, uma escolha acertada que a fez crescer sem parar. “Na vida até mesmo uma tragédia que afetou a cidade inteira pode nos dar uma direção que não teríamos numa circunstância normal”, conta Mara, “e acabei fazendo a escolha certa quando tive que reerguer meu negócio, pois perdi todas as minhas máquinas copiadoras e percebi que deveria dar foco somente no café, que já dava sinais de sucesso”.

Um dos pilares do seu empreendimento foi o apoio de seu ex-marido, Alcyr, que sempre acreditou em seu potencial, principalmente no começo. De lá pra cá, Mara se tornou uma referência em São Lourenço, servindo deliciosos pães de queijo e bolos acompanhados de um delicioso café e muitas outras delícias elaboradas e preparadas pela própria Mara e sua equipe, formada só por mulheres. “No meu caso eu nunca tive problemas pra me consolidar como empresária pelo fato de ser mulher, sempre lidei muito bem com isso e toda a minha equipe é formada por mulheres”, orgulha-se Mara. “O meu sentimento nestes 25 anos do Café da Mara é de pura gratidão por tudo que eu conquistei e pelas pessoas que fazem parte da minha história”.

Av. Comendador Costa, 459 – loja 22 – Galeria João Lage – Centro – São Lourenço
@coffeecoffeedamara
Cafe da Mara
(35) 3332-2772 / (35) 98809-4377



Delícias de Chocolate



Outro exemplo de dedicação e da busca em alcançar seus objetivos é o da micro empresária, negra, estudante, mãe e esposa Alessandra Mattos, proprietária da Delícias de Chocolate e Técnica em Confeitaria com especialização em Doces Finos. No caso dela, a vontade de empreender e ter o negócio próprio surgiu do desejo de poder criar os filhos e tê-los sempre por perto, um privilégio pra poucos nos dias de hoje. E essa decisão, apesar de desafiadora, segunda ela foi a mais acertada, pois teve o privilégio de acompanhar todo o desenvolvimento dos filhos de perto e poder se dedicar ao empreendimento.

Desde então, já são mais de cinco anos de empresa, oferecendo uma linha de chocolates e doces de dar água na boca. Alessandra atende bufês, clientes finais e eventos em toda a região, e não esconde a satisfação e orgulho de seu trabalho. “Quando eu comecei nunca imaginei que chegaria tão longe, pois eu não era cozinheira, mas depois que fiz um curso de confeitaria eu me encontrei e descobri minha vocação”, conta Alessandra, “de lá pra cá não parei mais e me atualizo o tempo todo, com a certeza de que crescerei muito ainda”.

Quanto ao fato de ser mulher, Alessandra acredita que teve mais pontos positivos que negativos. “No começo da carreira, quando eu trabalhava com vendas e dava treinamentos e também palestras, eu sentia um pouco de incômodo de uma parte da plateia, que em sua maioria era de homens, já que eu era mulher e muito jovem no comando das equipes de vendas”, conta a empresária, “porém, quando passei pra parte da confeitaria, pelo fato da delicadeza e dos detalhes que envolvem meu trabalho, o fato de ser mulher acabou ajudando muito”.

Alessandra se sente realizada em seu trabalho e busca expandir seu negócio focada na exclusividade das suas criações, que ela faz com todo carinho pensando em cada cliente individualmente. Ela também dedica atenção especial aos casamentos e a memória afetiva que seus doces criam nos noivos, tornando seu trabalho marcante para o casal e todos os convidados. Alessandra também destaca a linha de doces veganos que ela produz e que tem uma demanda cada vez maior, além da correria da Páscoa, que este ano promete vir com uma proposta ousada e diferente, trazendo os sabores mais solicitados de doces finos para os recheios dos ovos. Para quem não conhece seu trabalho, ela também atende pedidos pela plataforma UaiRango, além das redes sociais.

https://www.uairango.com/mg/delicias-de-chocolate
@deliciasdichocolate
@deliciasdichocolatefino
(35) 9 8832-1505



Cavazza



Quem não aprecia uma boa massa com aquele molho especial?! Em São Lourenço não tem como pensar em uma boa massa caseira e não lembrar da Cavazza Massas e Molhos Caseiras & Cia, da Cleide Baracat e seu marido Paulo. Em apenas três anos, a Cavazza se tornou uma referência em qualidade e sabor, graças ao empenho do casal e a visão empreendedora e o marketing diferenciado que Cleide acrescenta ao negócio.

Cleide Baracat, que já foi miss São Lourenço, conta que tem veia empreendedora desde criança, quando montava uma barraquinha de badulaques em frente a loja da mãe, que confeccionava e comercializava vestidos de noiva, e anos depois ela mesma viria a comandar o comércio durante mais de vinte anos, vendendo e alugando vestidos de festa. Porém, pouco antes da chegada da pandemia, Cleide resolveu fechar a loja e acompanhar seu marido num antigo sonho de abrir uma casa de massas. E não poderia ter feito uma escolha melhor, pois uniu sua paixão pela cozinha com muita criatividade na divulgação, em vídeos onde mostra o preparo das massas, sempre com bom humor e muita irreverência.

Segundo Paulo, a Cavazza só chegou onde chegou por conta de Cleide, que além de mandar muito bem nos molhos sabe como vender as massas como ninguém. “A Cavazza virou uma paixão, estou sempre criando novas receitas e aprimorando nossos produtos”, conta Cleide. “Além dos molhos, a confecção das massas é totalmente artesanal e exige um toque de delicadeza que só uma mulher tem, pra mim é uma verdadeira terapia”, conclui.

Quem ainda não conhece a Cavazza e suas deliciosas massas, a casa serve em seu endereço no centro e também atende pela plataforma UaiRango.

https://www.uairango.com/delivery/sao-lourenco
cavazzamassas
@cavazzamassas
(35) 9 8702-0366



Bombar



Muito cerveja, conversa boa e rock´n roll. Esse é o espírito do Bombar Rock Bar, o point dos amantes do bom e velho rock´n roll em São Lourenço. A casa, comandada pelo casal Marcelo e Adriana, recebe um público seleto, mais adulto, mas que também gosta da agitação da noite, embalados pela música ao vivo que sempre marca presença.

E foi nesse ambiente que Adriana Mendes Martins descobriu sua vocação para os negócios, ao lado de Marcelo, na noite de São Lourenço. Muito diferente dos tempos de trabalho corporativo que Adriana fez parte, como controler financeira de um grande grupo em São José dos Campos e Guarulhos. Pra quem acha que trabalhar num bar noturno é só diversão está muito enganado, exige muito trabalho e uma logística complexa, desde as compras, contratação da banda, e principalmente o trabalho durante a noite toda enquanto os clientes são os que realmente se divertem.

“É sem dúvida um trabalho árduo porém muito prazeroso, os clientes costumam chegar à casa por volta das 22hs e não é raro irem embora com o sol raiando”, conta Adriana, “mas eu recebo todos com muita alegria e curto muito a noite, descobri no Bombar que sou uma mulher da noite e não quero outra vida”.

Quanto ao fato de ser mulher e trabalhar num bar de rock´n roll não é nenhum problema pra Adriana, que estranhou apenas no começo do trabalho quando alguns clientes exageravam na bebida e causavam na casa. “Nessas horas entra o Marcelo, com seu porte e cara de malvadão pra resolver o problema e tudo volta ao normal na noite”, diverte-se ela. “Fora isso sempre fui tratada com muito respeito, mesmo trabalhando na noite”.

O Bombar funciona todos os dias com shows ao vivo nos finais de semana e feriados!

Rua Coronel José Justino, 782 – Centro – São Lourenço
@bombar_rock_bar/
@bombarrockbar
(35) 99940-6556



Carmen Modas



Maria do Carmo de Oliveira, mais conhecida como Carmen ou Carminha é um exemplo de empreendedora que alcançou o sonho de ter seu próprio negócio. Após passar oito anos vendendo roupas em domicílio, para amigos, familiares e conhecidos, há pouco mais de dois anos finalmente abriu sua primeira loja na Av. Dom Pedro, a Carmen Modas. E em pouco tempo ela teve a oportunidade de ampliar o leque e abrir uma nova loja, bem maior, também na Dom Pedro, e manteve a primeira loja focada nas vendas de marcas como Lee e Ogochi.

Na nova loja, multimarcas, Carmen vende de moda infantil, masculina, feminina e plus size, com muita variedade, com a marca Malwee como carro chefe da empresa. Carmen destaca que seu marido Édson, representante da Malwee, foi fundamental em sua trajetória, pois usou o mostruário da marca para realizar suas vendas como autônoma até conseguir abrir sua primeira loja. “Sou muito grata por conseguir realizar o sonho de ter a minha própria loja poder empregar muitas pessoas”, conta a empresária, “e agradeço aos meus clientes por me possibilitar a construção desse sonho e espero continuar crescendo e possa abrir mais lojas”.

E como todas as empresárias desta matéria especial do mês das mulheres, Carmen destaca que o fato de ser mulher pra ela não foi um problema em sua trajetória, nunca chegou a ter qualquer problema ou discriminação por ser mulher, e sempre foi muito respeitada por seus clientes.

Av. Dom Pedro II, 617 – Centro – São Lourenço
www.salaominasfashion.com.br
@carmen._modas
@Carmen-Modas-113638606704913
(35) 3331-2319

Vamos ver mais fotos?

Confira abaixo mais imagens!

O que achou do conteúdo?

Deixe seu comentário abaixo!