contato@editoraviva.com.br (35) 9 8723-4956

A Vida é um Jogo

Campeão olímpico Tande faz palestra emocionante em São Lourenço

por Leonardo Ortiz, em 06 de Abril de 2022

Foto Principal As palestras motivacionais são ferramentas das mais utilizadas por coaches, gerentes de empresas e líderes em geral. Mas uma palestra ministrada por um campeão olímpico, sem dúvida ganha um peso diferente e atrai um público maior e mais interessado em saber o que ele tem a dizer. E quem esteve presente no auditório do Hotel Guanabara na noite do dia 06 de abril se surpreendeu com o nível da apresentação do ex-jogador de vôlei Alexandre Ramos Samuel, o Tande. Medalhista de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 92, Tande foi protagonista da primeira conquista do Brasil em esportes coletivos, um marco na história do esporte olímpico brasileiro.

Tande faz parte de uma família de esportistas, e é irmão de Adriana Samuel, que fez dupla com Mônica Rodrigues, com quem conquistou um mundial e foi medalha de prata no vôlei de praia nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. São dois medalhistas olímpicos na família e protagonistas na ascensão do vôlei brasileiro, tanto nas quadras como na areia.

Durante toda a palestra Tande usou a sua trajetória como atleta de alta performance como paralelo para a construção de uma carreira vencedora, tanto na vida pessoal como profissional. E destacou como soube aproveitar cada oportunidade que a vida lhe proporcionou, desde o início de sua carreira, contando como se descobriu como potencial jogador. Ainda menino foi a um treino de vôlei de sua irmã, no Botafogo, e chamou a atenção do treinador pelo seu porte, que o convidou para participar do bate bola. E para surpresa de todos, Tande, que nunca havia jogado vôlei na vida, mostrou desenvoltura e talento e foi prontamente “intimado” a jogar pelo time. E desde então se destacou em todas as categorias de base até chegar na seleção principal.

Aos 22 anos, Tande já era estrela de uma das gerações mais talentosas e vitoriosas do voleibol brasileiro, que chegaria ao tão sonhado título olímpico em Barcelona 92 e a liga mundial em 93, sob o comando de José Roberto Guimarães. E o ex-jogador usou o momento de glória como parâmetro para se manter no topo do sucesso profissional. A embriaguez do sucesso trouxe a dura realidade da queda, já que a seleção não conseguiu sequer chegar ao pódio nas duas olimpíadas seguintes. Tande se deu conta que a carreira de um atleta de alta performance era curta e que teria que se reinventar para se manter no topo e também manter seu padrão de vida.

Com a chegada de uma nova geração nas quadras que rapidamente ganhou espaço, entre eles Giba, considerado por muitos um dos melhores jogadores de vôlei de todos os tempos, Tande decidiu se aventurar nas areias do vôlei de praia e após um difícil começo e adaptação novamente chegaria ao topo, sendo eleito o Rei da Praia em 99 e ganhando o circuito Mundial em 2001, em parceria com Emanuel.

Após a aposentadoria se tornou empreendedor e hoje é dono de conhecidas franquias, como a Spoletto e a academia Body Tech. E além dos empreendimentos Tande seguiu no esporte, desta vez como comentarista de alguns dos principais programas da Globo, como o Esporte Espetacular, além de cobertura dos principais torneios de vôlei em que o Brasil participa. “Um dos meus maiores medos sempre foi o que eu faria depois de parar de jogar vôlei”, revelou Tande durante a palestra. E ele soube tirar proveito de cada oportunidade durante sua trajetória, seja nas quadras, na praia e nos negócios.

Outro fator que o ex-jogador destacou ter sido de suma importância em sua trajetória foi a liderança exercida pelos dois principais treinadores com quem conviveu, José Roberto Guimarães e depois Bernardinho, dois líderes natos, cada um com seu estilo e capacidade de liderança únicas. “Não existe uma equipe eficiente sem um bom líder”, ressalta Tande, “e isso vale para todas as áreas profissionais, e eu tive a felicidade de trabalhar com os melhores”.

Em certo momento da apresentação, Tande estava visivelmente emocionado, já que sua família estava presente na palestra e tornou o evento no Hotel Guanabara muito especial. No final foi muito paciente e esbanjou simpatia, tirando fotos com todos os presentes que formaram fila até terem seu momento com o campeão olímpico. Sem dúvida uma honra.

A palestra do Hotel Guanabara faz parte do Encontro de Gestão Pública, e contou com a presença das principais autoridades municipais, entre eles o Prefeito Dr. Walter Lessa, o ex-prefeito Zé Neto e Luiz Cláudio Siqueira, o Kall, que é um dos organizadores do seminário que se estende por toda a semana, e conta com o apoio do SEBRAE, da CDL, da ACE, da água São Lourenço, da Realiza, do Grupo Unis e da Prefeitura Municipal.

Vamos ver mais fotos?

Confira abaixo mais imagens!

O que achou do conteúdo?

Deixe seu comentário abaixo!