contato@editoraviva.com.br (35) 9 8723-4956

A Força das Mulheres Empreendedoras

A Rede de mulheres empreendedoras da Mantiqueira surgiu para capacitar, conectar e fortalecer mulheres empreendedoras da região

por Leonardo Ortiz, em 06 de Maio de 2022

Foto Principal Quando Kamila Domith, Luciana Mancilha e Ticiana Traqueira tiveram a ideia de criar uma Rede que pudesse unir as mulheres no mundo corporativo talvez não imaginassem a dimensão que essa iniciativa teria e o impacto que causaria nos negócios geridos por mulheres no Sul de Minas.

Cada uma dessas mulheres possuem formação universitária diferentes, e atualmente estão no comando de suas demandas empresariais e à frente da Rede, pois vislumbraram que juntas, podem transformar a vida dessas empreendedoras através de uma rede de apoio formada só por mulheres. E acertaram em cheio. “Um dos pontos de partida foi a participação em outras redes em grandes centros como Belo Horizonte e São Paulo, alguns eventos aqui na região e o apoio do Sebrae! Não descansamos até a Rede surgir aqui na Mantiqueira”, contam as fundadoras da Rede.

Segundo elas, o maior objetivo da rede é poder capacitar, conectar e fortalecer mulheres empreendedoras para que elas tenham resultados, e mais do que isso, acolher essas mulheres que por vezes chegam a duvidar de sua capacidade de comandar e gerir o próprio negócio. Vale lembrar que a Rede de mulheres empreendedoras abre espaço e oferece suporte a todo tipo de atividade e tamanho de negócio, desde a mulher que vende bolos e doces em casa até grandes empresas que empregam muitas pessoas.

Após as três darem o pontape inicial, um questionário, respondido por 60 mulheres empreendedoras, foi primordial para saber quais seriam os primeiros passos da Rede. Inaugurada em 29 de Junho de 2019. De lá pra cá já são quase 100 empresárias participando ativamente do projeto, cada uma com suas demandas e sonhos, e a iniciativa tem tido papel fundamental na vida de cada uma delas.

A comissão da Rede conta que entre os maiores desafios que elas enfrentam estão o de chegar até as pessoas, conquistando e criando uma relação de confiança, “aos poucos estamos superando esses paradigmas e mostrando a importância de nosso trabalho”. Em 2019, antes da pandemia, a rede chegou a reunir cerca de 200 mulheres em um grande evento realizado no Colégio das Irmãs, e um sentimento de euforia tomou conta dessas empreendedoras, porém, a pandemia acabou esfriando esse ritmo de crescimento e obrigando as três empresárias que comandam a rede a darem passos mais contidos até a situação voltar a se normalizar.

Já em 2022, as reuniões mensais foram retomadas e a rede de mulheres empreendedoras da Mantiqueira voltou com tudo para ajudar as integrantes a alcançarem seus objetivos e sonhos. Kamila, Ticiana e Luciana tem grandes desafios pela frente, com a missão de ajudar cada vez mais mulheres empreendedoras em toda a Mantiqueira. Nessa jornada a rede vem ganhando mais espaço e apoio, com uma relevante e fidelizada parceria com o SEBRAE, que norteia muitas das ações do grupo. Recentemente, a Rede também ganhou uma sala dentro da UNIS para a realização de reuniões e treinamentos. A Rede também busca novas parcerias e o apoio de investidores que acreditem e queiram ajudar a associação a crescer ainda mais. “Estamos realizando grandes encontros e mostrando cada vez mais a força das mulheres no mundo dos negócios”, comemora as idealizadoras deste relevante projeto em que se transformou a rede.

A Editora VIVA parabeniza as três grandes mulheres que comandam a rede e a todas as integrantes que tornaram esse projeto viável e tão importante na vida das empreendedoras de nossa região.

Vamos ver mais fotos?

Confira abaixo mais imagens!

O que achou do conteúdo?

Deixe seu comentário abaixo!