contato@editoraviva.com.br (35) 9 8723-4956

Bienvenidos a Paraguay

Conheça um pouco mais da beleza e das tradições de nosso País vizinho!

por Leonardo Ortiz, em 06 de Junho de 2022

Foto Principal A Republica do Paraguai é um País vizinho ao Brasil, que faz fronteira com os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul e possui pouco mais de 7 milhões de habitantes, menos que a população da cidade de São Paulo. Com uma área de 406.000 km quadrados, e um pouco menor que os estados de São Paulo e Paraná, juntos. Possui uma economia que se fortaleceu muito nos últimos anos com o agro negócio e a pecuária, além do forte comércio na zona franca de Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil.

Pra quem nunca teve a oportunidade de conhecer nossos vizinhos, sem dúvida é uma visita que vale muito a pena. Apesar da proximidade, mergulhar no dia a dia do País é uma experiência única e marcante. Visitar o Paraguai pode não ter o mesmo charme e glamour de uma viagem à Europa, mas nem por isso deixa de ser menos interessante. O seu povo é muito acolhedor e a cultura Guarani não passa despercebida, pois tudo no País é muito diferente do Brasil.

Ciudad del Este



É muito comum associar a imagem do Paraguai apenas com a região de fronteira com o Brasil, principalmente com Ciudad del Este, a zona franca de produtos eletrônicos e importados que recebe milhares de turistas e sacoleiros todos os dias do ano, com acesso pela histórica Ponte da Amizade, que atravessa o Rio Paraná. Ciudad del Este é de longe a cidade mais visitada do País pelos brasileiros, que vão para a cidade atrás de produtos importados para revenda em todo o Brasil. Logo ao chegar na Ponte da Amizade, o turista se depara com um formigueiro humano, principalmente do lado paraguaio, com milhares de pessoas e carros se espremendo pelas ruas e com as lojas sempre lotadas.

Porém, o Paraguai é muito mais do que um centro de compras na fronteira e de ações fora da lei de traficantes e contrabandistas, é sim um belíssimo País com diferentes e belíssimas paisagens e com a economia que mais cresce nas Américas. Sua capital Asuncion, que fica à 350km de Ciudad del Este, vale a visita e é onde o visitante pode imergir na cultura Guarani.

Asuncion



A capital do Paraguai, Asuncion, é uma cidade com pouco mais de 500 mil habitantes, população semelhante a cidade mineira de Juiz de Fora, e ultrapassa um milhão considerando toda a área metropolitana em seu entorno. A cidade, às margens do Rio Paraguai, é plana e possui poucos edifícios, com ruas arborizadas e casas com áreas grandes se comparado ao padrão das casas brasileiras. Uma tradicional casa paraguaia sempre conta com um grande quintal onde as famílias se reúnem aos finais de semana para um tradicional churrasco, a "parrilla paraguaia", ou uma roda para tomar chimarrão ou tererê.

A cidade também possui um belo centro histórico, com construções coloniais e belíssima arquitetura. Um dos atrativos da cidade, que pode parecer um pouco estranho, é o seu transporte coletivo. Boa parte da frota de ônibus que circula em Asuncion é composta por veículos singulares, multi coloridos e folclóricos. É muito comum ver o motorista realizando multi tarefas no caótico trânsito da cidade, dirigindo, cobrando a passagem e tomando mate ao som de músicas paraguaias ou cumbia, ritmo latino que é uma febre no País. O painel do ônibus geralmente tem penduricalhos coloridos, terços e outros adereços que chamam a atenção. Ambulantes também costumam circular livremente, e vendem de tudo, de chipas, um tipo de pão de queijo muito tradicional, acessórios eletrônicos, meias e até mesmo frangos vivos. Andar num desses veículos é sem dúvida uma experiência divertida. Atualmente a frota tem se modernizado, mas ainda divide espaço com os folclóricos transportes multicoloridos.

Cultura Guarani



O povo paragaio tem origem europeia, com a colonização espanhola e a mistura de tribos locais, especialmente índios guaranis. Praticamente não há população negra no País, que não teve a cultura escravocrata do Brasil e não fez parte da miscigenação de seu povo. Os idiomas oficiais são o espanhol e também o idioma guarani, que é uma língua prima do nosso tupi guarani. Praticamente todos os paraguaios falam o idioma e muitos falam mais o guarani do que o próprio espanhol. A cultura Guarani tem forte presença em seu artesanato, na música e comidas típicas à base de milho e mandioca.

A culinária paraguaia tem algumas semelhanças com a brasileira e também comidas típicas que só são encontradas no País, como a sopa paraguaia e o chipa guazu, ambas deliciosas tortas salgadas feitas à base de milho e queijo. A chipa, um tipo de pão de queijo feito à base de polvilho azedo e consumido por todo o País e recentemente se espalhou pelo Brasil também. As empanadas, parecidas com nosso pastel também são vendidas e consumidas por todo o País. A mandioca cozida também e muito consumida como acompanhamento da maioria dos pratos locais, especialmente com frango assado e churrasco. Apesar dos muitos pratos diferentes o turista não costuma estranhar os principais pratos paraguaios, que são muito saborosos. Já o nosso tradicional feijão não faz parte do cardápio local, mas é facilmente encontrado em supermercados para os brasileiros que vivem no País.

Outras regiões do País, como a região de Encarnacion, ao sul, também é um local que merece visita. Já a vasta região norte do Paraguai, tem boa parte de seu território com característica semi árida, semelhante ao nosso sertão nordestino. Enfim, o Paraguai é um belo País, com um povo acolhedor e muita cultura que vale a visita pelo menos uma vez na vida.

Vamos ver mais fotos?

Confira abaixo mais imagens!

O que achou do conteúdo?

Deixe seu comentário abaixo!