contato@editoraviva.com.br (35) 9 8723-4956

Adaptação Escolar

Confira algumas dicas de interação para a volta às aulas de seus filhos

Por Zilcléia Ferreira, em 12 de Janeiro de 2022

Foto Principal Sala de aula decorada e aconchegante, atividades educativas e recreativas planejadas, professores preparados e o dia mais esperado: o primeiro dia de aula. E a adaptação escolar? Momento de transições, um momento "novo" que deve transmitir segurança e acolhimento aos nossos pequenos, os quais, ainda sentirão o aroma da saudade de casa no ar e que estarão conhecendo um mundo novo para o seu desenvolvimento.

O momento da adaptação escolar é importante e necessário nesta fase da vida de seu filho(a), já que desde que nascemos estamos em constante processo de aprendizagem.

A psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Zilcléia de O. Alves Ferreira, com formação avançada em TEA Transtorno do espectro Autista, selecionou algumas dicas interativas para este momento mais sensível de mudanças, que trazem tanto às crianças como aos pais a insegurança, o medo, a frustração e a irritação. Para as crianças que iniciam na educação infantil detectamos essas misturas de emoções movidos pelo alarme do choro. Nada assustador, o momento é de crescimento para pais e filhos nesta fase do desenvolvimento humano. Situação mais aceitável para as crianças do que para os pais.

Dica 01 - Diálogo: Através do diálogo com a criança e com a escola, é possível manter um relacionamento de confiança;

Dica 02 - Satisfação: Visitar a escola com criança e mostrar suas dependências para que ela possa perceber o espaço que irá contribuir para o seu desenvolvimento nessa fase de sua vida.

Dica 03 - Laços: Aproximar casa e escola, por meio do diálogo, com brinquedos ou objetos signifi cativos para a criança.

Dica 04 - Alimentação: Mantenha mesma rotina alimentar da criança. Não sendo necessário mudar ou introduzir alimentos fora da rotina habitual.

Dica 05 - Segurança: Dúvidas irão surgir: Será que ele está bem? Será que está comendo direito? Será que a professora vai ajudá-lo? Será?

Tente, nas primeiras semanas buscar a criança na escola um pouco antes do horário previsto, fazendo com que a criança se sinta segura e tenha prazer em retornar para a escola. Atrasos inesperados podem surgir, evite-os.

Dica 06 - Aconchego e firmeza: frente ao choro, valorize o que criança está sentindo. Nesse momento é importante que a criança se sinta segura. É importante que os pais olhem para esse momento buscando valorizar a relação entre a escola e seu filho como parte processo de crescimento da família. O que é importante nesse momento para seu filho? O que você espera para seu filho? Como você pode ajudar nesse processo?

Dica 07 - Rotina: Estabeleça seus horários em casa procure mantê-los como um exercício diário, que requer disciplina para você e seu filho(a) se adaptar ao novo ambiente com eficácia.

Dica 08 - Transição de ensino: Para as crianças que estão em transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental I.

Esta transição marca uma passagem importante na vida das crianças, como para as fases futuras. É de suma importância o acompanhamento diário dos pais nas tarefas escolares. Verifique o material escolar e a agenda diariamente. Selecione um ambiente agradável e silencioso para estudar com seu filho mesmo atividades para casa. Compareça à escola sempre que solicitado. Rotina é diária, com horários estabelecidos, para acordar e dormir, principalmente. Atenção à vida eletrônica de seu(a) filho(a) para não exceder limite diário recomendado. Estímulos são excelentes, mas cuidado com os excessos. Respeite cada fase do desenvolvimento de seu(a) filho(a). Nessa perspectiva, haverá um melhor desempenho para que seu(a) filho(a) percorra toda vida acadêmica de forma efetiva e feliz.

Determinação! Você consegue!

Vamos ver mais fotos?

Confira abaixo mais imagens!

O que achou do conteúdo?

Deixe seu comentário abaixo!